Governo da Nigéria manda bloquear Twitter após plataforma remover postagem do presidente

O Governo da Nigéria determinou nesse sábado (5) que empresas de telecomunicação do país bloqueassem o Twitter. A determinação ocorreu dois dias após a plataforma remover postagem em que o presidente Muhammadu Buhari ameaçar punir líderes separatistas.

“Com base nas disposições de interesse nacional, nossos membros agiram em conformidade com as diretrizes da Comissão de Comunicação da Nigéria”, ressaltou o comunicado da Associação de Operadores de Telecomunicações Licenciados da Nigéria (Alton).

A decisão que suspende indefinidamente o Twitter foi criticada por defensores dos direitos humanos e diplomatas, que ressaltam que o bloqueio fere a liberdade de expressão no país.

A Procuradoria-Geral do país ressaltou ainda que processará cidadãos que violarem as regras impostas pelo governo. Apesar disso, segundo The New York Times, ativistas e intelectuais nigerianos continuam realizando publicações na plataforma, por meio de servidores privados, os chamados VPN.

O ministro das Comunicações do país, Lai Mohammed, justificou que a decisão foi tomada devido ao “uso persistente da plataforma para atividades que podem minar a existência na Nigéria”.    

Vale lembrar que Buhari já havia proposto, no ano passado, uma lei para regular as redes sociais no país. A medida foi sugerida depois de intensos protestos contra a brutalidade de ações policiais que ganharam notoriedade com o uso da plataforma.

Sobre o bloqueio, o Twitter lamentou a decisão e ressaltou que o uso da internet gratuita e livre é um direito da população moderna.

“Trabalharemos para restaurar o acesso de todos aqueles na Nigéria que contam com o Twitter para se comunicar e se conectar com o mundo”, destacou.

 

Deixe um comentário